floquinhos

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Uma delicada orquídea com um nome curioso...


Estou, desde sábado, em visita a meu filho na linda cidade de Campinas, distante cem kilômetros de São Paulo, aonde moro e, passando pela casa de Dona Conceição, a mãe de minha nora, não pude deixar de fotografar as orquídeas que ela cultiva e que são um de seus orgulhos. Entre elas, todas lindas, esta da foto que tem o curioso nome (popular) de "Sapatinho de Nossa Senhora". É uma flor pequena e de aparência muito delicada, mas que se mantém linda por semanas.
E, já que falamos de Dona Conceição, preciso deixar aqui minha admiração por essa mulher lutadora e forte que tem vencido adversidades com muita garra e sempre com um sorriso doce estampado no rosto e uma palavra amiga para todos que dela se acercam.
Doceira exímia, complementava o orçamento doméstico fazendo bolos e doces para festas e até hoje, aos oitenta e três anos mantém sua casa funcionando perfeitamente organizada, arrumada e prontinha para receber os amigos que toda tarde passam para um cafezinho (com bolo, claro) e dois dedinhos de prosa que ela e o marido, o Sr. Alcides, também ele uma fortaleza aos noventa anos, não dispensam. E além das tarefas da casa ela ainda participa ativamente das atividades da sua igreja e não dispensa sua horinha de hidroginástica três vezes por semana.
E todos os domingos meu filho vai buscá-los para que passem o dia com eles e lá vem a incansável Dona Conceição sobraçando uma vasilha com um doce feito por ela para a sobremesa, ou um bolo para o café da tarde, uma torta diferente para o almoço, enfim, nunca chega de mãos vazias porque, segundo ela, seu maior prazer é ver filhos, netos, amigos, felizes ao saborear sua culinária... Uma doce pessoa que trata meu filho como se filho dela fosse (e acho que na verdade o é, pelo carinho e amor que os une) e, como dizia minha santa avoizinha, "quem meus filhos beija, minha boca adoça", ganha assim minha admiração, meu respeito e meu carinho.
E, como tenho certeza de que ela ficaria imensamente feliz se pudesse oferecer a cada um vocês, meus amigos e leitores deste blog, uma de suas orquideas deixo aqui essa delicada flor para quem a quiser levar para enfeitar seu dia.

12 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida,me espere pq. vou já para o Brasil.Gostava de chegar à
idade desse casal:lúcida e sorridente.Passo pela sua casa e "
apanho carona" para esse amor que
me encantou.
Beijo para D.Conceição.
Beijo.
isa.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Bom dia, Isa

Adoraria que passasse por minha casa um dia, viu? Certamente iríamos visitar D. Conceição e tomar um cafezinho acompanhado por uma fatia de seus bolos deliciosos...
Saiba que ela vai ficar muito feliz com seu beijo.
Obrigada, Isa.

Beijos

Anônimo disse...

Querida Dulce, estou estranhando a sua ausência lá no meu " cantinho"... Eeu que ficava tão feliz com as suas visitas de paz e amizade.

Fechei o Blog, apenas só lá entra quem é convidado... e você minha querida, foi a primeira que eu coloquei na lista.

Se eu fiz algo de errado, desculpe-me... mas não estou a ver o que terá sido.

Não fiz comentários semelhante a este... quem convidei, aceitou... só lá vai quando quiser. Mas consigo, minha querida, é algo de especial. Cativou-me de imediato com as suas palavras de amizade sincera,

Ahhh... quanto há orquídea... vou levá-la sim... porque é uma planta que gosto muito, apesar de eu ter variadíssimas qualidades de orquídeas em meu jardim... como a orquídea da D. Conceição, não vi igual.

Beijinhos para esse amável Senhora( sabe, enquanto li o seu texto, chorei de comoção .... por esa familia linda que tem e pela tranquilidade que transmitiu.)

Beijinhos da


Maria.

Ahhh... vou mudar a foto de perfil, assim fará uma idéia da pessoa que escreve estas linhas.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Maria,

Muito obrigada por todo esse carinho, pela sua amizade que muito prezo, pelas suas palavras. E peço desculpas se ando ausente, mas estas duas ultimas semanas tem sido de correria.
Estou em casa de meu filho em outra cidade e fico por aqui mais uns dias e no proximo dia 16 sigo para Boston, aonde fico dois meses, em casa de minha filha, e tudo isso tem me absorvido, tantos preparativos, tanta coisa a deixar arranjado...
Mas adoro seu cantinho e tenho estado lá sim, só não tenho, talvez, deixado comentários, mas vou corrigir isso e sempre deixar uma palavrinha por la para marcar minha visita. E nem de longe pense em ter feito algo errado, de forma alguma. Você é pessoa gentil e sempre atenciosa, uma linda amiga.
Vou passar seu beijinho para D. Conceição, que vai ficar muito feliz.
Vou agora mesmo visitar seu cantinho, levar-lhe meu abraço e meu muito obrigada pela amizade que me acolhe.
Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amiga Dulce,

Sabe que sou doida por orquídeas???
por flores no geral, mas orquídeas, são orquídeas.
Ganhei um vaso novo, de amigos que vieram do Porto, minha cidade natal, este fim-de-semana. Lindo:)

A D.Conceição é alguém que não conhecendo...conheço como a palma das minhas mãos, felizmente essa geração não morreu e vai deixar frutos.
Bem-haja amiga por este texto lindo.
Beijinhos

Pitanga Doce disse...

Dulce, que sorte tem o teu filho em haver tanta harmonia em seu lar! E para ti, mãe, é um sossego ver o quanto o filho é feliz e amado!

Agora um recado a Isa: espero-a lá na árvore porque "roubei" uma expressão tua.

bom dia Dulce (aqui Sol)

UBIRAJARA COSTA JR disse...



Orquídeas são mesmo flores especiais, cheias de magestade e singeleza. E seus amigos sabendo de sua paixão por elas fizeram-lhe duplo agrado: pela orquídea em si e por term-na trazido de sua cidade natal. Que lindo!
Pois é, amiga, pessoas como D. Conceição estão ficando cada dia mais raras, por isso quando as encontramos acabamos por admira-la.
Obrigada
beijinhos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga

é verdade, minha amiga, ver meu filho unido a essa familia é mesmo um sossego e uma alegria.

Roubou uma expressão minha, oh, Pitanguinha? rs... E qual? Mesmo sem saber vou dar o recado a Isa e vou la na arvore tambem ver se descubro... rs...

Boa tarde (aqui tambem sol e céu azul)
beijos

Anônimo disse...

Bom Dia,minha Amiga.
A minha visita ñ tem hora! Mas é diária. Nem podia deixar de ser!
O tempo melhorou?
Beijo.
isa.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Bom dia, Isa

Você é sempre bem-vinda, a qualquer hora. Entre sem bater, sente-se e tome um cafê comigo, enquanto trocamos idéias, falamos da vida, das gentes, das coisas... e do tempo...
Hoje, céu nubaldo, proprio do inverno.
beijo.

Anônimo disse...

E eu venho retribuir o Bom dia para si minha querida amiga Dulce:)

Beijinhos do coração.


Ahhh... levei a orquídea... e vou postar no meu outro blog

http://milventosdosul.blogspot.com/

Vou fazer-lhe o convite para lá entrar... apesar de ser um blog de imagens capatadas com amor...umas por mim e outras por amigos. Tenho a certeza que a Orquídea da D. Concieção, vai fazer furor.

Beijinhos.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Maria, Obrigada pela visita.

E obrigada pelo convite que aceito com muito prazer. e vou dizer a D. Conceição que sua orquídea vai estar muito bem guardade num lugar tão amigo.
Beijinhos