floquinhos

domingo, 26 de julho de 2009

Certamente Ele não teria mudado o mundo se...


Domingo de sol, iluminado, azul, tranquilo... Os kids, em férias com o pai, na Suécia, em visita aos avós, retornam hoje e a paz fica então meio complicada com a agitação que passa a reinar, por aqui Uma agitação plena de alegria que a presença que os pequenos sempre nos traz. Mas enquanto reina a paz vou aproveitando para passear mais um pouco entre os blogs amigos ou para conhecer outros blogs e sempre encontro textos surpreendentes, interessantes, como este que hoje coloco aqui para a apreciacão dos amigos e leitores deste blog, com a autorização da Cristal, do lindo blog "
Sem tom nem som". Espero que gostem.

______________________________________________

NAQUELE TEMPO...

(Humor sobre o sistema educativo...)

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

- Em verdade vos digo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o papiro?
Simão perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Tiago, o Menor queixou-se:
- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou:
- Cala-te queixinhas!
Filipe lamentou-se:
- Esqueci-me do papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas Iscariotes exclamou(Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre):
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?
Judas Tadeu reclamou:
- Podemos ao menos usar o ábaco?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
- Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didática mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva!
E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

6 comentários:

Vivian disse...

...esperto o Mestre dos mestres.

rsss

um beijo, querida.

sei bem destas balbúrdias
de pequenos em casa.
aqui tbm não é diferente,
mas eu adoro...

Dulce disse...

Vivian

Também adoro. E quando estou aqui com minha filha são dois. Já no Brasil tenho quatro, mas já adolescentes.
De qualquer forma, cá ou lá, eles são um carinho para meu coração.

beijos

Fernanda disse...

Olá amiga Dulce,

Eu sofro tanto de saudades, do meu filho único que vive na Suíça, e que este ano nem veio passar férias de Verão, que me deixa o coração despedaçado.
Falo regularmente com ele, falei hoje, temos Skype, mas não é o mesmo.

O seu texto é quase hilariante, ou mesmo hilariante, talvez seja o meu estado de espírito que não me faça rir.
Já agora, gostava de lhe dizer, já que foi supre querida comigo, sempre, que o meu amigo..continua sendo amigo e só isso. Aliás sempre o foi, mas agora não há mais palavras ternas para que não sintamos que estamos a fazer algo de errado.
Não conseguimos estar incomunicáveis, tentamos mas falhou. Felizmente vivemos muito longe um do outro e não dá mesmo para tomar um cafezinho juntos, se calhar é melhor assim mesmo.

Obrigada por me ter visitado no Diverse texts and stories.

Se tiver um bocadinho aproveite e espreite a minha casa, literalmente, no meu novíssimo Blogue naquintadorau.

beijinhos

Dulce disse...

Na

Termos filhos morando distante deixa sempre nosso coração apertado, ainda que falemos pelo skype. Ajuda porque vemos o rosto, porque sentimos pela expressão dos olhos quando estão bem, mas não é mesmo a mesma coisa. No Brasil sinto falta da Angelica e dos kids. Quando aqui em Boston (em visita) sinto falta dos dois filhos e quatro netos que ficam no Brasil e assim vou vivendo dividida, mas como tudo o que mais quero e que sejam felizes, por isso rezo e só isso espero.

Minha amiga, esse carinho e essa amizade especial ficam para sempre e iluminam a vida, apesar de tudo. E faz de cada um uma pessoa melhor, porque um sentimento assim só pode aprimorar o espírito de quem o sente. E certamente é isso que os une e não aceita uma difinitiva separação.

Vou sim dar uma espiadinha em sua casa, com sua licença.

beijos

Pitanga Doce disse...

Dulce, não posso ler o texto agora. Tenho a casa cheia!

Só vim te desejar um FELIZ DIA DA AVÓ.

É hoje, lembras? Dia de Santana!

Dulce disse...

Pitanga

Nao, nem lembrava disso. E pelo jeito meus netos dai do Brasil também não... rs...
Obrigada, Feliz dia avó para você também, ao lado da sua Julinha.
beijos