floquinhos

sábado, 22 de novembro de 2008

UM RECADINHO PARA MINHA NETA

Minha neta e eu

Amanhã minha neta enfrenta seu primeiro grande desafio: a primeira fase do Vestibular da FUVEST!!! Mas se ontem mesmo era o pai dela quem estava ali, ansioso, nervoso, as voltas com os livros e as apostilas... Bom, parece mesmo que foi ontem! Seu rosto trazia expectativa, seus olhos mostravam ansiedade. E antes de sair eu o abracei com carinho, e fiquei ali, todo o tempo, com o pensamento voltado para ele e para Deus. Para ele porque coração de mãe não tem outro jeito de ser. Para Deus apenas pedindo que o abençoasse e que lhe desse a calma e o discernimento necessários para fazer uma boa prova. Depois, a noite, a publicação das notas de corte e a esperança, quase certeza, de que ele conseguira. Depois a certeza, e depois a segunda fase, essa sim mais complexa, mais difícil. E quando as notas saíram a alegria de vê-lo entre os novos alunos da Faculdade de Medicina da USP. Nos olhos dele, uma imensa alegria e a esperança no futuro, a realização do sonho. Nos meus olhos banhados de lágrimas, a alegria de ver meu filho feliz, o orgulho de ser sua mãe, a esperança em seu futuro. E vieram então os anos universitários, os estágios hospitalares, os anos de residência, o início de uma carreira que o conduziu a um patamar respeitável, que fizeram dele um profissional competente, um homem que segue por seus caminhos com segurança e responsabilidade.
E amanhã será a vez dele e da Marta passarem pelas emoções que Bira e eu passamos. Amanhã minha neta, Ana Beatriz, a nossa Bia, enfrenta a primeira fase da FUVEST. Ela escolheu letras. Pretende enveredar pelos caminhos da literatura, talvez, seguindo a pequena e imperfeita semente que a avó plantou num pequenino jarro colocado a um canto da janela. Ou, quem sabe, voltar-se para o jornalismo que seria, pelo seu caráter, um jornalismo sério, responsável. Seja qual for o caminho que ela escolher, tenho certeza quê o trilhará com responsabilidade, criatividade, seriedade e respeito, porque é assim que ela caminha pela vida.
Neta muito querida, estou aqui, muito longe fisicamente, mas ao seu lado espiritualmente, o tempo todo, como estive ao lado de seu pai e de seus tios em cada um dos momentos deles. Torço por você, peço a Deus que a abençoe e que lhe de calma e discernimento na hora da prova, porque o resto está em suas mãos. E tenho certeza que está em muito boas mãos. Vá em frente e boa sorte.
Et n’oublies pas que je t’aime....
Com carinho,

Vó Dulce

Nenhum comentário: