floquinhos

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Um jardim que me encanta...


Essa linda flor com um nome pomposo, "Gladíolo", mais comumente conhecida como Palma de Sta. Rita, cresce proximo as pedras que marcam a divisa do gramado entre a casa da Angélica e a de sua vizinha. E floriu pela primeira vez ontem.
É um prazer de todas as tardes, depois que o sol se põe atrás das frondosas arvores do bosque, fazer a rega do jardim. E, um a um, vou pelos canteiros molhando as margaridas, as rosas, camélias (ainda sem flor, já que recem plantadas), azaleas (que só florescem quando começam os meses frios), cravinas, entre outras lindas florzinhas que nascem entre as pedras ou em pequenos arbustos.
Depois á a vez dos frutos, começando pelos tomatinhos que crescem num vaso, os berrys vermelhos e brancos, morangos, blueberrys (no Brasil, mirtilo). E há ainda as macieiras, a cerejeira e um lindo pé de nectarinas, todos muito novos, ainda em formação. Nós sabemos que, com tanto esquilo no bosque, tanto passarinho, dificilmente sobrará frutos para a mesa da casa, mas ainda assim vale a pena mante-los, ve-los crescer, esperar pela primeira florada, pelos primeiros frutos.
E tem ainda uma pequenina "roça" de meu neto, aonde crescem pimentões, dois ou três pezinhos de milho e algumas ervas para tempero. Ah, sim ele plantou alface e cenoura também, mas no bosque tem coelhos...

Em uma outra postagem trago as fotos das outras flores, das outras plantas, apenas como curiosidade.
É que sou bicho de cidade grande, moro em apartamento há pelo menos quarenta anos, meu jardim é formado por uns vasos de ervas para tempero, uns brincos-de-princesa, umas violetinhas e uma primavera (buganvilia), tudo plantadinho em vasos... Está longe de ser um jardim, por isso fico encantada quando estou aqui.
E como gosto de dividir com meus amigos o que me alegra, queria dividir esse encantamento com vocês.

8 comentários:

Osvaldo disse...

Oi, Dulce,
Obrigado por dividir connosco tantas maravilhas dos jardins americanos da familia...

Os gladíolos, muito comuns e de variadas cores em Portugal, assim como em todo o Sul da Europa, são plantas lindissimas e que no Inverno, nos lugares mais frios, arrancamos as cebolinhas para as replantar na Primavera... e dão sempre maravilhosas flores.

bjs, Dulce,
Osvaldo

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Osvaldo

Sim, exatamente como fazem com os bulbos das tulipas que por aqui são lindíssimas e nascem logo no inicio da primavera, assim que a neve derrete. E os narcisos, que ressurgem a cada ano, sem precisar replantar...
beijos e obrigada.

Daniel Costa disse...

Dulce

Ver crescer e desabrochar tudo quanto são plantas dá prazer, quando tratamos delas. Dá a sensação que crescem quando as acarinhamos.
Caso parece que vejo uma flor a regar as flores.
Daniel

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Daniel

Meu gentil amigo, muito obrigada!

Dizem que realmente é assim, que se cuidamos das plantas com carinho - há até quem converse com elas, cante para elas - elas ficam mais viçosas.
O fato é que são elas que nos alegram a vida, a vista, o olfato...

Um abraço

Pitanga Doce disse...

Dulce, vai mostrando o jardim, a roça, vai mostrando tudo que a gente gosta pra chuchu!

boa noite

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga

Xiiii, minha amiga, ando completamente sem inspiração, a palavra parece estar de mal comigo, então só posso ir mostrando o que está em torno de mim, até ver se este marasmo d'alma passa... Ainda bem que tenho os poetas do meu coração que vem falar por mim. E ainda bem que "a gente gosta pra chuchu"... rs... nem sei quanto tempo fazia que eu não ouvia essa expressão... adorei!...
Obrigada, Mila.
beijos e boa noite.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Dulce, amiga!
Somos ambas loucas por flores, só que aqui essa época já passou. Em Portugal, estamos em época de menos flores e mais frutos.
Eu tenho flores quase todo o ano, mas...a Primavera é a rainha das flores, sem dúvida.

Vou dar-lhe outra notícia, esta é boa...
a nossa amiga Elisa veio visitar-me hoje com o marido, são maravilhosos.
Amanhã voltam para um almoço que eu vou preparar.
Depois conto-lhe, vou tirar fotos para lhe mostrar...

Beijinhos,

UBIRAJARA COSTA JR disse...



Aqui a primavera (fora do calendário) surge um pouco mais tarde, o inverso se prolonga um pouco mais, mas as flores expodem maravilhosas e depois surgem outras e outras até outubro, quando o outono se instala por inteiro com suas cores deslumbrantes e um frio que para quem mora no Brasil é frio de inverno rigoroso... rs... Em janeiro as temperaturas ficam de 10 a 20 graus centigrafos abaixo de zero. Estava por aqui no inverno passado... Nossa...

é tão bom receber amigos assim, passar momentos desfrutando de agradáveis companhias, estreitar amizades. E imagino a delicia do almoço de amanhã.

bjs