floquinhos

domingo, 21 de dezembro de 2008

ORIGENS DA ARVORE DE NATAL


Há várias versões para a origem da árvore de Natal, a maior parte delas indicando a Alemanha como país de origem, dando a Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI, o crédito por sua criação quando montou em sua casa um pinheiro enfeitado com velas.
Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam ama trilha que percorria, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Maravilhado com a beleza que tinha diante de seus olhos, arrancou um dos galhos, levando-o para casa. Colocando o pequeno pinheiro num vaso com terra, decorou-o com velas acesas nas pontas dos ramos e alguns papeis coloridos para que ficasse como ele vira lá fora, chamando sua família que ficou extasiada diante daquela arvore iluminada. Lutero queria, com isso, mostrar aos filhos como deveria ser o céu na noite da Natividade.
Uma outra versão nos da conta de que São Bonifácio (675-754), um monge beneditino, durante uma de suas pregações, derrubou um carvalho para convencer os fiéis de que, ao contrario do que supunham, essa não era uma árvore sagrada, como era crença geral. Diz a lenda que, ao cair, o carvalho esmagou as árvores menores que se encontravam ao redor, só sobrando um pequeno pinheiro que foi então dedicado a Jesus Cristo.
Alguns relatos provenientes da Alsácia (França), em meados do Século XVII falavam sobre o florescimento de árvores no dia do nascimento de Jesus, o que teria levado os cristãos da antiga Europa a ornamentarem suas casas no dia de Natal com pinheiros, árvore que permanece verde até mesmo nos invernos mais rigorosos, sob a neve.
E conta-se ainda que, na Roma antiga, máscaras de Baco eram penduradas em pinheiros, em comemoração a “Saturnália”, festa que coincidia com o nosso Natal

No link abaixo, num interessante texto, uma versão diferente das origens da árvore de Natal (recomendo).


Nenhum comentário: