floquinhos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cadê meu céu de primavera?


Esta primavera caminha enfarruscada, um friozinho de outono, dias cinzentos com chuvas e trovoadas de verão... Como meu querido pai costumava dizer quando o tempo ficava assim indeciso, instável - parece que o tempo enlouqueceu!...

Hoje, antes do dia clarear, já os bem-te-vis arrelientos faziam arruaça nos beirais dos telhados, nas árvores da rua. Agora há pouco o beija-flor veio sugar a água açucarada que colocamos no terraço, todo dia, especialmente para ele e, claro, sempre há outros pássaros que aproveitam e vem se deliciar com uma aguinha doce (ah, que falta faz a trema sobre a letra u... rs...) E tudo isso me faz lembrar que é primavera, alem das flores que começam a dar sinais de vida. Mas aonde foi parar "meu céu azul de primavera, onde bem doce a vida era, nessas risonhas manhâs" tão bem cantadas por Casimiro de Abreu? E parece que isso já vem de longe, porque Drummond já nos contara uma Indagação:

"Na morta biosfera,
o fantasma do pássaro
inquiriu
ao fantasma da árvore
(que não lhe respondeu)
- A Primavera já era
ou ainda não nasceu?"

20 comentários:

Isa disse...

Bom Dia,minha Amiga querida.
Sempre fui ao Médico e vou parar uma semanita.Já estou medicada o que é
um alívio,para mim.
Tem razão,as variações de temperatura
as Estações que eram 4, qdo éramos
mais jovens desapareceram.
Tenho pena.
Beijo.
isa.

Dulce disse...

Isa

Mas o que é que minha amiga tem?
Cuide-se bem por favor.
Beijos

Osvaldo disse...

Dulce;
Que é feito das doces Primaveras de antigamente?...
Por aqui agora que é Outono só esperamos que o Inverno passe rápido prara que a Primavera ocupe seu lugar. Ainda sentimos na Europa as Quatro Estações.

bjs, Dulce,
Osvaldo

Dulce disse...

Osvaldo

As estações definidas, como tínhamos antes por aqui, marcavam ciclos. Percebo isso durante minhas visitas a Boston. Eles tocam a vida conforme a estação. São as férias de verão, os passeios na primvera, os jogos de inverno, o romantismo do outono, e vai assim... Aqui? Mas quando é primavera? e inverno? Como a Isa disse, no comentário anterior, uma pena!...

AFRICA EM POESIA disse...

Dulce

A vida


é mesmo muito importante
Temos que a respeitar e amar para saber vivê-la...

um beijinho

passa no meu blog de Arte

Dulce disse...

Africa em Poesia

De pleno acordo, Lili.
Estou passando por lá, obrigada pelo convite.
Beijos

Agulheta disse...

Querida Dulce.O tempo e as estações estão mudadas para pior,nada se compara a outros tempos,os invernos eram duros,a primavera no seu lugar e o verão,o outono,e hoje assisto à mudança,para pior.Ainda ontem chuvia torrencial e calor,pode!O "Homem" estragou a natureza com sua ganância do dinheiro,é tudo para destruir,e hoje se vê clamidades.
Beijinho fica bem.

Lisa

Dulce disse...

Agulheta

Pois é, Lisa. Aqui também chove e há um friozinho. Pobre planeta tão lindo e abrigando habitantes tão inconsequentes...
Beijos

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Algum dia o Homem se há-de convencer que conseguiu alterar o clima e o equilíbrio ambiental.Será certamente tarde...
Por aqui já é Outono, mas as temperaturas continuma bem quentes para a época.

Dulce disse...

Carlo

Viu? acho que meu saudoso pai tinha razão... o tempo enlouqueceu... ou "maluqueceu" como diziam jocozamente os antigos... Ou, melhor, foi levado à loucura pelos displicentes habitantes deste pobre planeta.

FOTOS-SUSY disse...

OLA DULCE, TENS RAZAO AMIGA O TEMPO ENLOUQUECEU...AQUI ONDE VIVO JA ESTA A FICAR UM POCO FRIO, JA CHEGOU O OUTONO...VOTOS DE UMA OPTIMA TARDE AMIGA!!!
BEIJOS DE CARINHO E AMIZADE,


SUSY

Dulce disse...

Susy

Parece-me que você vive na California, é isso? Conheço (um pouco)San Francisco (maravlhosa) Berkeley e Oakland, estive por ai quando minha filha fazia doutorado (em Berkeley) e imagino que realmente já comece a esfriar. Agora minha filhota mora em Boston e no ano passado passei outono/inverno por lá e nunca imaginei que pudesse fazer tanto frio... (rs...) Mas é muito lindo!
beijos

Graça Tristão disse...

Dulce lindas falas...
Aqui o dia está frio e com uma chuvinha...mas como você disse o tempo "maluqueceu" mesmo! As estações "piraram"...rsrsr...
PAZ no seu caminho!
Graça

Dulce disse...

Graça

E nós pagamos com nossa saúde a inconsequência de gerações... Fazer o que?
Obrigada! Paz para você também
beijos

Lídia Borges disse...

É verdade! Começam a ser notórias as alterações climatéricas em todo o globo terrestres, o que não deixa de ser preocupante, mas hoje deliciei-me com o beija- flor a bebericar a água doce.
Sobretudo por que a água foi ali colocada, de propósito para ele.

Lindo gesto!

Um beijo

Dulce disse...

Lídia,

É um dos prazeres do meu dia a visita do beija-flor ao meu terraço. Era bem mais frequente, agora rareou um pouco, mas ainda assim é lindo de se ver.
Beijos

pico minha ilha disse...

Parece que enlouqueceu mesmo.Só o Inverno parece estar no lugar, embora se espalhe pelo Outono e Primavera.Primavera e Verão parece que sumiram por aqui.

Beijinhos

Dulce disse...

Eu imaginava que esta loucura do tempo fosse mais amena ai pelo hemisfério norte, mas vejo que não é assim... Sinto falta do meu inverno com a garoa tipicamente paulista, no meu verão com calorzão e chuvarada a tarde, do meu outono elegante e de minha primavera de céu azul, de muitas flores...
Beijos

Fernanda disse...

Querida e doce amiga Dulce,

Texto lindo, tema triste :))))
Pois é...por cá também tem estado diabólico.
Hoje felizmente não choveu...mas tem chovido "cats and dogs", para não mencionar as trovoadas.

Minha amiga, as Estações estão a mudar por culpa da mão humana.

Beijos

Dulce disse...



Os homens destroem o planeta, destroem a si mesmos, ignoram o valor da integridade, fazem coisas que até Deus duvida em nome do poder, do dinheiro. Vivem como se fossem eternos e como se pudessem controlar o mundo por séculos...
Só espero que, quando acordarem, não seja tarde demais...
bjs.