floquinhos

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Porque é Natal, as lembranças dançam na alma...


Nasci e cresci num bairro de imigrantes europeus onde a religiosidade estava presente nas menores coisas e não havia casa que não ostentasse em suas paredes algumas imagens sacras como a que ilustra este post e que ficava, geralmente, sobre a cabeceira da cama do casal. Para a sala de jantar era sempre reservada uma cópia da Santa Ceia. Havia ainda o "Coração de Jesus", o "Coração de Maria" e uma infinidade de outros quadros decorando e abençoando a casa...
Até a minha família, que não era muito religiosa, apesar de cumprir os preceitos da "Santa Madre Igreja", como cabia a qualquer bom cristão, tinha lá seus quadros na parede. Lembro-me de um Santo Antonio antiquíssimo, um quadro bem grande, que ficava no quarto de meus pais, na parede de frente para a cama, que era motivo de minha devoção de menina, e com o qual eu ia conversar quando tivesse alguma coisa que me incomodasse, que me deixasse triste... Um dia meus pais trocaram a mobília do quarto (que era linda) por outra mais moderna e que sempre achei muito feia, e nessa troca lá se foi meu Santo Antonio nem sei para onde, o que me deixou meio desamparada e me ensinou a falar comigo mesma em meus momentos difíceis.
Mas é assim mesmo, o tempo vai passando e levando consigo tradições, usos e costumes que vão sendo substituídos tão paulatinamente que só bem mais tarde é que nos apercebemos dessas mudanças. Bem como vem ocorrendo com as comemorações de Natal, uma festa puramente religiosa que com o passar do tempo foi se transformando num evento familiar, com grande atividade comercial, onde o ir a igreja para dar graças ao Menino-Deus transformou-se em idas e idas aos shoppings em busca de presentes, comidas, bebidas, para a grande festa da noite, noite que já não leva muita gente as igrejas para a tradiconal "missa do galo", noite em que já não tem a oração feita antes de se iniciar a ceia, noite em que já quase ninguém mais se lembra daquele que seria o homenageado, do aniversariante...
Mas, apesar das mudanças, paira ainda no ar, em cada noite de Natal, um ar de doçura, de amor, de encanto, uma grande magia... E o que chamamos de Espírito de Natal toma conta dos corações humanos tornando-os mais brandos, como se fora o amor de Deus abençoando os homens, porque afinal, Deus é Pai e os pais nunca deixam de abençoar seus filhos, mesmo os mais rebeldes...

10 comentários:

Anônimo disse...

Recordar é homenagear!
É assim que vejo estas lembranças
lindas e ternas.
Homenagem a quem nos deu instantes lindos e ajudou a formar o Ser Humano que somos.
Abrace por mim todos os seus.
Beijo.
isa.

AC disse...

Desejo-lhe um Natal pleno de luz, envolto na sua verdadeira essência.

Beijo :)

jorge esteves disse...

Tudo quanto de Saúde, Paz e Sabedoria a Vida possa proporcionar.
Da minha parte a Amizade e a Gratidão pela companhia ao longo de todo este tempo.
Abraço amigo do,
tintapermanente

Pitanga Doce disse...

Espero que a noite tenha sido a teu gosto, minha amiga. Olha, hoje a Paloma faz anos.

Boa noite amiga Dulce. Há uma ponta de tristeza em mim que não sei de onde vem...ou talvez saiba.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa
E em datas assim as recordações são inevitáveis, minha amiga.
Beijos e obrigada.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

AC

Muito obrigada.
Espero que sua Noit de Natal tenha sido linda e que este dia seja de alegrias.
Bjs.

Paloma disse...

DULCE, como sempre, o Natal é um
mixto de tristeza e alegria. Nos
alegramos com os familiares a nossa
volta, mas também pensamos nas pes-
soas ausentes, as que partiram e as
que estão distantes.

Beijos, com carinho

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Tinta Permanente

Muito obrigada. O mesmo para você.
E, acredite, visitar seu espaço, ler seus escritos, é sempre um imenso prazer, pela quantidade de aprendizado que deles se extrai, sempre. Assim, sou eu quem agradece.
Beijos e, mais uma vez, obrigada.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga Doce.
Obrigada, amiga. A noite foi agradável, alegre, mas como você, há uma ponta de tristeza em meu coração, o que deixa a noite, por melhor que seja, imcompleta.
Fazer o que, né, amiga? Abrir um sorriso e partir para a vida...
Já passei lá no La Paloma pra cumprimentar a Paloma pelo aniversário.
Beijos e bom final de Natal ei na companhia de seus amores.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

É verdade. No meio da alegria, surge a ausência e uma pontinha de tristeza... É a vida, não é?
Beijos e Feliz Aniversário, Paloma...