floquinhos

domingo, 27 de março de 2011

Sonhar deveria ser sempre possível, mas...


Ontem a tarde uma velha amiga veio visitar-me. Após a alegria da chegada, os efusivos cumprimentos de todo o sempre, a conversa enveredou pelos caminhos da vida já percorridos e foi então que notei que havia uma certa opacidade em seu olhar, um olhar que sempre fora radiante, que sempre carregara um quê de malícia e um certo “joie de vivre” que  me encantava.
Segurei uma de suas mãos entre as minhas e perguntei o que estava havendo, onde andava sua alma sempre tão presente e visível quando nos encontrávamos e, entre surpresa e um tanto incrédula, ouvi-a dizer, simplesmente:
- Pois é, minha amiga, Imagine  que perdi minha capacidade de sonhar e, sem sonhos, minha vida perde a graça...  
E depois disso, a conversa só tinha que enveredar por entre os encontros e desencontros da vida, entre a lealdade e a deslealdade que giram em torno de todos nós e até onde nossa capacidade de reagir nos leva em situações de frustrações e mágoas, de desencanto e dor... E devo confessar que ela carregava em seu coração uma bagagem bem pesada... Sempre soubera contornar dificuldades, solucionar problemas, sobrepujar barreiras e situações, sempre encontrando um novo e promissor caminho por entre as alamedas da vida, mas entendo que, golpe após golpe, essa capacidade vá mesmo diminuindo, enfraquecendo, levando certas pessoas a uma solidão imensa, ainda que rodeada de gente, ainda que plenamente realizada em sua carreira e muito feliz com as realizações de seus filhos e netos...
E, em dado momento,  lágrimas a rolar pela face, ela murmurou:
- Sem amor, sem encantos, quando a noite chega, ao encostar a cabeça no travesseiro,  a sós comigo mesma, abraçada pela saudade, sentindo a solidão e vazio como companhia... Fica muito difícil sonhar...
É!... Por vezes, as maldades da vida vencem até os mais fortes guerreiros...

15 comentários:

Isa disse...

Nem mais, querida Dulce!
É isso mesmo que sua Amiga diz!
É lutar para continuar a sonhar.
Mas é tb difícil!
Beijo.
isa.

ValCruz disse...

Fizeste-me agora chorar!

Sem mais...

Grande beijo minha flor!

Marli Borges disse...

É verdade Dulce, ainda bem que nada é permanente nessa vida. Tudo passa, tudo passa...
Bjsssssss

Maria Teresa disse...

Nada como um dia depois do outro, nada como os amanheceres, não é, Dulce?
Beijos

Pitanga Doce disse...

Quando ficamos a sós, não há como nos enganarmos. O quê faz falta, faz falta mesmo e nada o substitui. Seja uma pessoa, ou um sonho.

Boa noite Dulce. Compriiiido, o dia. Veremos a noite.

Dulce disse...

Isa

Mesmo dificil, é preciso tentar, não é, amiga?
Beijos e uma boa semana para você

Dulce disse...

ValCruz

Beijo pra você também, minha amiga.
Beijos e uma boa semana para você.

Dulce disse...

Marli Borges

Pois é!... tudo passa, mesmo...
Beijos e uma boa semana para você

Dulce disse...

Maria Teresa

É vivendo um dia atrás do outro, vivendo cada amanhecer, que aprendemos a viver, de fato, que amadurecemos...
Beijos e uma boa semana para você.

Dulce disse...

Pitanga Doce

Pois é, minha amiga, quando nos desnudamos diante de nós mesmas, não resta chance alguma para o engano, né?
Que sua noite possa ser de paz.
Beijos, e uma boa semana para você.

Beth/Lilás disse...

Dulce querida!
Seu texto foi tão pungente, consegui visualizar direitinho sua amiga, pois também encontro pessoas assim, tão queridas e já sofridas com as perdas.
A gente tá aqui pra isso, dar força, ouvir, acarinhar esses corações que precisam de nossa amizade.
Porque nossa hora um dia chegará, os sofrimentos e perdas são impossíveis de conter, né mesmo.
Ainda bem que ela tem a você como amiga para ouvi-la e dividir suas dores.
bjs cariocas

Dulce disse...

Beth/Lilas

Pois é, Beth, e na medida em que vamos envelhecendo vamos percebendo o quanto essa verdade pode chegar para nós também... é preciso lutar contra isso, tentar encontrar sonhos e alegrias, em todas as horas. Nem sempre é possivel, mas deve-se tentar sempre.
Beijos

ÁGUIA OU FÊNIX MINHAS 3 FASES disse...

OLÁ AMIGA DULCE!
NÃO É ATOA QUE SEU NOME É DULCE.

DOCE PALAVRAS E VERDADEIRAS.
É VERDADE QUANDO DIZ "...as maldades da vida vencem até os mais fortes guerreiros..."
PURA E SIMPLES VERDADES!!

POSSO COPIAR E COLOCAR EM MEU BLOG?

FICA CO DEUS!

ÁGUIA OU FÊNIX MINHAS 3 FASES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dulce disse...

Águia ou Fênixs Minhas 3 fases

Obrigada por suas palavras. Pode sim, claro, colocar em seu blog. Agradeço por isso.

Amém! fique com Ele também.

Beijos e uma Feliz Páscoa para você.