floquinhos

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Replante suas flores...

,
 Poinsétia, mais conhecida como Bico de Papagaio - uma das flores símbolo do Natal

Hoje cedo, em minha visita diária pelos blogs amigos, encontrei uma postagem bem interessante no "Mãe Gaia", o excelente espaço de nossa querida amiga Beth/Lilás - Pratique o cultivo responsável - onde ela nos aconselha sobre o replantar aquelas flores lindas, plantadas em pequenos vasos, que costumamos ganhar em datas especiais e que, quando começam a murchar, vão para a lixeira. Se você pensa que essas flores são todas descartáveis, dê uma chegadinha lá no cantinho da Beth/Lilás e veja como corrigir isso. Eu mesma tenho aqui no meu terraço um lindo vaso com "bicos de papagaio brancos" que ganhei há mais de dois anos e que foram transplantados, quando as flores murcharam, com ótimos resultados, como podem ver pela foto abaixo. 


Não é uma ótima maneira de se ter um lindo jardim de vasos em casa, se você não tem um pedacinho de terra para cultivar suas flores? 

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá,minha querida.
Vou lá passar,no blog que descobriu com uma informação tão boa!
A D.Júlia tem mesmo "mão" para flores e vou ensinar-lhe.
Obrigada,viu?
Beijo.
isa.

Idanhense sonhadora disse...

Olá Dulce ,eu adoro plantas...O meu marido costuma dizer que eu julgo que a casa é uma estufa . Sabe ,tenho "um pau de água " brasileiro que há mais de 30 anos cortei no mato no Brasil .Creio que o nome científico é "IUCA "Conhece ? Está mais alto do que eu que tenho 1m e 70 de altura ... Tenho cuidado dele e de 2 em 2 anos dá uma flor branca muito cheirosa . Costumo conversar com as minhas flores ... Diz a família que sou como a minha mãe ,toda a flor que ela plantava , pegava e ficava bonita . No entanto vou ver o blogue de que fala para aprender mais .
Bem-haja
Beijinhos
Quina

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa

Estas minha visitas diarias aos blogs sempre me oferecem dicas pra lá de boas, tanto que por vezes não resisto e coloco aqui para os amigos e leitores do Prosa, com muito carinho. Que bom que gostou.
Beijos e uma ótima tarde para você.

Beth/Lilás disse...

Você é uma fofa e generosa amiga da blogosfera, obrigada querida!
Realmente este é um detalhe que muitas pessoas não percebem, mas temos que lembrar que estão vivas e não podemos jogar fora seres vivos, né mesmo.
Também já replantei bico de papagaio e ficam lindos no chão ou no vaso.
um beijo grande, carioca

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Ideanhense sonhadora

Pois é, Quina, também gosto muito de plantas e flores, mas infelizmente para mim não tenho essa mão... Minha mãe a tinha e tudo que plantava florescia... Porém sou teimosa e vou insistindo aqui com meus vasos de flores ou temperos...
Imagino como deve ser lindo o seu jardim, e fico admirada em saber que por 30 anos cultiva uma planta que ainda floresce... Que lindo, isso, Quina!... Parabéns

Beijos e uma boa tarde para você.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Beth/Lilás

Nem é uma questão de ser ou não generosa, minha amiga... É que, sempre que encontramos alguma coisa que pode ser útil para alguém, o mínimo que se pode fazer é passar a dica adiante, não é? Pois!... rs...
Ainda mais quando se trata de ajudar a mãe natureza...
Na verdade, achei sua postagem de hoje (e como sempre) muito boa.
Beijos e obrigada.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Adolfo Payés

Venha quando puder, quando quiser, meu amigo, pois será sempre muito bem vindo. Sempre um prazer recebe-lo aqui no Prosa.
Beijos, obrigada e um bom final de semana para você também.

Dulceh Franzen disse...

Obrigada por repassar essas dicas legais. Eu costumo replantar as flores que ganho, as vezes sem sucesso,elas acabam morrendo, não sei pq...rs...mas não desisto!
Bjinhos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Duh Franzen

As minhas, também, nem sempre sobrevivem, mas eu tento... rs...
Beijos, obrigada e uma boa tarde para você

Anônimo disse...

Oh,desapareceram comentários...
Que tenha um FDS com Paz e Saúde,
o que sempre peço para mim!
Beijo.
isa.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa

Você viu só que coisa estranha? Desapareceram todas as postagens do dia, em todos os blogs, por varias horas e depois, quando voltaram, estavam sem os comentários. Lamentável! E sem nenhuma explicação!
Coisas do Blogger... Que fazer, Né?

Beijos e um ótimo final de semana para você.