floquinhos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Jardim de vasos


Hoje foi dia de jardinagem aqui em casa... Mas uma jardinagem feita em vasos, visto que não se tendo quintal em apartamentos, só nos restam os vasos para enfeitar os  terraços. Vasos de todos os tamanhos, que abrigam (por enquanto) uma jabuticabeira e um pé de romã, várias roseiras,  azaleias, e uma porção de temperos, desde o cheiroso alecrim até o perfumado manjericão, passando pelas prosaicas salsa e cebolinha, dando um espacinho para a pimenta, o orégano e o coentro, sem esquecer da hortelã.
E lá esta o "Seu Zezinho" afofando a terra, molhando, tirando folhinhas amareladas, e... conversando com todas as plantinhas como se falasse com um filho pequeno, cheio de carinho... Parece que as almas dos jardineiros tem um quê de poesia, de ternura; trabalham sorrindo, às vezes cantando, como se cuidar desses pequenos milagres da natureza lhes lavasse a alma. Quase todos os que conheci em minha vida eram assim, de bem com o mundo.
Abençoados sejam, pois, os jardineiros de alma lavada, que espargem perfumes em nossas vidas  com suas flores e com o aroma dos temperos que eles tão bem sabem cuidar.

10 comentários:

Graça Pereira disse...

Os jardins também podem ser feitos, como o teu, em vasos para adornar os terraços e conheço alguns bem lindos.
A alma poética dos jardineiros, ajuda e faz crescer todas as plantas mas...serás tu que, com a tua sensibilidade, construirá o Poema!
Beijo carinhoso.
Graça

Smareis disse...

Fica muito bonito esses vasos pra enfeitar e dar vida ao terraço.

Os poetas sabem muito bem como enfeitar os jardins com seus versos.

Adorei sua postagem!

Um abraço!

Anônimo disse...

E não são tão lindos e cheirosos?
Beijo.
isa.

Agulheta disse...

Amiga Dulce. Espero que sua Páscoa tenha sido boa.Eu também moro em apartamento,mas tenho uma grande varanda com vasos,agora as plantas estão bem melhores depois da gata ter morrido,antes não conseguia ter nenhuma,ela dava cabo de tudo.Agora ando a pensar em cultivar ervas aromáticas ,sempre temos a mão para algum cozinhado.Beijinho e boa jardinagem.

Anônimo disse...

Por aqui, também tenho apenas vasos, mas no Porto tenho um jardim bem florido que um dia destes mostro
Beijinho

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Graça Pereira

Está certa, minha amiga! A alma dos jardineiros embala o crescimento das plantss, sim... E como isso embeleza as nossas vidas!

Beijos e um bom dia para você

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Smareis

Não é mesmo? As flores andam sempre junto à poesia.

Beijos, obrigada e um bom dia para você

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa

São sim, minha amiga... Um descanso para os olhos, um enlevo para a alma.

Beijos e um bom dia para você

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Agulheta

Também não conseguia manter minhas plantas, Lisa, porque vivo viajando e quando voltava elas estavam sempre perdidas. Foi por isso que resolvi tomar os serviço do jardineiro, pois além de saber muito melhor cuidar delas, fica encarregado de vir ve-las sempre enquanto eu estiver fora de casa... Espero que desta vez consiga formar meu jardim "comme il faut"... rs

Beijos e um bom dia para você

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Carlos Barbosa de Oliveira

Estou curiosa por ve-los, Carlos. E imagino que seu jardim, lá no Porto, tenha a mão e o carinho de sua mãe entre as flores...

Beijos e um bom dia para você