floquinhos

domingo, 3 de julho de 2011

Vamos passear no bosque?...


Na manhã enfarruscada deste domingo, nuvens pesadas prenunciando possível tarde de chuva, lá fomos nós passear no bosque...  O ár puro, com cheiro de mato molhado, todo aquele verde, o canto dos pássaros e um ou outro animalzinho silvestre que fuja assustado com a nossa presença... 



Fomos seguindo as trilhas até chegarmos ao lago e, pelo caminho, fomos apreciando toda a beleza que a natureza coloca aqui e ali, para quem quiser ver.

















Uma toceira de lirios perdida entre as árvores, uma florzinha aqui, outra ali, arbustos, trepadeiras, plantinhas rasteiras, tudo formamdo um harmonioso caminho.


No lago, a água reflete a face carruncuda das nuvens, tirando um pouco da luz que um dia de sol joga por sobre ela, mas ainda assim traz uma imensa paz. 


Passamos algum tempo sentadas ali no mirante que, abandonado, parece triste. Já faz um tempinho que aquelas madeiras não recebem um tratamento, tem partes quebradas, todas elas riscadas (a canivete, parece) ostentando nomes, corações, desenhos, palavrões até, coisa mais triste de se ver... Até dois ou três anos atrás tudo era tão bem cuidado! O que será que anda levando aquele recanto tão lindo ao abandono? Até suas margens parecem tristes, com tantas garrafas e latas jogadas por pessoas inconsequentes, sem o menor sentido de comunidade - elas existem em qualquer parte do mundo, sim, senhor!... 


Mas hoje só quero deixar no Prosa a beleza e a exuberância que encanta os olhos. Num outro dia mostro o abandono e o descuido de quem por lá passa, ou vai pescar, e não carrega consigo uma sacolinha onde colocar detritos... 


8 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Amiga que sitio maravilhoso. Sempre que não estou bem penso em árvores, em sitios lindos como esse, penso no cheiro a terra molhada e esses pensamentos acalmam o meu estado de espírito.
Bom domingo e uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Anônimo disse...

E faz mesmo pena as pessoas ñ estimarem e defenderem a Natureza.
Lindas fotos de um espaço maravilhoso.
Abracinho a sua Filha.
Beijo.
isa.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Maria

Esse contato com a natureza refaz energias, acalma, faz um bem enorme, mesmo.
Beijos, obrigada e uma boa semana para você também

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa

Obrigada, amiga.
Angélica manda abracinho para você também
Beijos, bom final de domingo e boa semana para você.

Evanir disse...

Querida..
Esse Mundo virtual é mesmo estranho,,
derepente conheci seu blog vendo seu perfil conheci um mulher sonhadora.
E isso amada nunca deixe de sonhar nem perder o gosto pela vida.
Na verdade ainda é uma linda mulher
e embora o bosque estava triste também deu para observar muita beleza.]
Estou seguindo seu blog.
Espero você no meu .
Linda e abençoada semana beijos,Evanir.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Evanir

Estranho, sim, mas que nos proporciona boas amizades, bons momentos...

Seja muito bem vinda entre os amigos e seguidores do Prosa. É um grande prazer te-la aqui conosco. Muito obrigada pela presença e pelas palavras tão gentis.
Beijos euma ótima semana para você, também/

Paloma disse...

DULCE, com o seu relato sobre o bosque, me parece sentir o cheirinho do mato molhado, trazendo a lembrança lugares por onde passei,idênticos a esse belíssimo bosque. Esse contato com a natureza é um presente dos Deuses,nos fazendo um bem imenso.
Neste momento,eu precisava andar num lugar assim, para tentar exorcisar um peso no pensamento.

Beijos, com carinho

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

Mas você tem o imenso e lindo mar carioca bem aí pertinho, minha amiga... Talvez uma caminhada ao amanhecer, pés descalços sobre a areia úmida, sentindo o mar quebrar-se em pequenas ondas sobre eles... Ou ao por do sol, sentindo a brisa em seu cabelos, em seu rosto... E a mente livre para deixar partir esse pensamento que precisa ser exorcisado...
Converse com o mar, querida amiga... ele é bom ouvinte e sabe guardar segredos.

Beijos e uma boa semana para você.