floquinhos

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ao sabor do tempo...


Nunca me preocupei muito com a passagem do tempo, a vida para mim foi sempre um encanto, uma caixinha de surpresas que eu ia abrindo, pouco a pouco, colhendo os bons e maus momentos com a mesma serenidade. Se bons, agradecia a Deus e à vida... Se maus, procurava encará-los de frente, tentar contorná-los ou superá-los, por mais que me machucassem. E tão preocupada andava em “viver” que nem vi o tempo passar, nem o senti escoando-se por entre meus dedos... E, de repente... Como diria Vinícius, “não mais que de repente”...
Ora, “não mais que de repente” funciona perfeitamente bem em poesia, mas na vida, na realidade da vida, não é bem assim. Tudo vai acontecendo aos poucos, dia após dia, hora após hora, minuto após minuto... A primeira ruga, os primeiros fios de cabelos brancos, uns quilinhos a mais que ficam difíceis de serem eliminados, uma dorzinha aqui, outra ali, a necessidade mais constante da troca das lentes dos óculos...  Mas vai tão lentamente que nem notamos ou, pelo menos eu, nem notei. Só sei que um dia, ao ver minha imagem refletida no espelho do banheiro, fiquei perplexa. Como não havia percebido antes? Como não havia notado as mudanças desenhadas em mim pelo tempo? Ah, tão ocupada estivera em viver (GRAÇAS A DEUS!!!), que fui passando por ele sem que me desse conta dos estragos que ia fazendo em mim.
Confesso que, a princípio, aquilo me incomodou, sim, mas também me fez parar para pensar o quanto aquele caminhar tinha sido generoso, o quanto a vida me oferecera, o quanto eu tinha a agradecer. Afinal, cada ruguinha, cada sulco, cada pedacinho de pele menos sedosa, cada fiozinho de cabelo branco, havia sido trocado por um momento, por um sorriso, por um afeto, por uma lágrima, nem sempre de tristeza, por sentimentos, amizades, amores, todos partilhados e compartilhados ao longo da vida... E fiquei tão orgulhosa de meu rosto assim, envelhecido, mas sereno, marcado pelo tempo, desenhado pela vida!... Olho para trás e vejo um longo caminhar. Olho para mim e vejo uma vida inteira de amor. Olho para o futuro e vejo ainda a esperança dentro de mim... E que venham novas rugas, e que venham outros sulcos, que venham as dores próprias deixadas pelo tempo, pois tenho conseguido agüentar... rs... Porque o bom, mas o bom mesmo, é viver cada minuto, cercada ainda de sonhos, inveterada sonhadora que sou, romântica incorrigível que sempre serei...
Filhos e netos muito amados que se preparem... Vou comprar meu chapeuzinho roxo, muito antes dos oitenta anos, para saracotear ao sabor do tempo... Enquanto Deus assim o permitir.

(Janeiro de 2012)

10 comentários:

Catarina disse...

Nem todas as mulheres aceitem o processo do envelhecimento com essa serenidade. Por isso elas dispendem biliões em cremes supostavamente rejuvenescedores! : ) A procura da fonte da juventude continua e continuará até ao fim dos tempos...
A felicidade é composta por pequenos e grandes momentos que muitos não sabem apreciar. Pelo que parece a Dulce sabe e, por isso, consegue viver a vida na sua plenitude como todos deveríamos fazer.
Abraço

Pitanga Doce disse...

Pois eu vou ser mais radical, querida Dulce. Vou pintar o cabelo de roxo, que só o chapéu não chega. heheh

Bom dia com Sol tímido e calor firme.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Catarina

Mas se não aceitarmos, a vida perde a beleza, torna-se um constate temor... E cada momento é preciosos demais para ser desperdiçado...

Obrigada e um abraço

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Pitanga Doce

hehehehe...
Mas você ainda tem muito tempo pela frente, querida amiga... E com essa sua alegria de viver, duvido que precise de chapéu ou de cabelo roxo... rs...

Aqui sol escancarado com nuvens querendo conte-lo... Certamente armando mais uma daquelas chuvaradas de meter medo...
Beijos e uma boa tarde pra você, Pitanguinha

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga excelente forma de ver a vida, penso exactamente da mesma maneira. Há que aproveitar ao máximo cada bom momento que a vida nos oferece e manter sempre acesa a chama da esperança.
Beijinhos
Maria

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Maria

Fico muito triste quando vejo uma pessoa, às vezes com tudo na vida, queixar-se de tudo, não ficar feliz com nada, ou quase nada... Não percebem o quanto estão perdendo.
Beijos e uma boa tarde para você

Anônimo disse...

E eu "vou" junto consigo!
Um lindo texto!
Minha querida Dulce,adoro seus textos. Vc sabe!
Beijo.
isa.

Paloma disse...

DULCE, que lição de vida! Eu a admiro muito pela serenidade e aceitação do passar do tempo.Voce é um exemplo a seguir. Realmente,os anos trazem muitas modificações, mas o que fomos a vida inteira,continuará sendo.Uma vez sonhadora, sempre sonhadora.

Beijos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa

Que bom que me acompanha, Isa!...
Muito obrigada, beijos e um bom domingo para você

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

Mas não há escolha, minha amiga... Ou aceitamos a vida que nos leva pelo tempo, procurando faze-la sempre melhor, ou ficamos chorando à beira do caminho, perdendo a chance de bem viver cada momento a seu tempo, não acha?

Obrigada, beijos e um bom domingo para você