floquinhos

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Numa segunda-feira iluminada...


A segunda-feira amanheceu tão linda, clara, ensolarada, com um imenso céu de brigadeiro, que até me pergunto se estamos mesmo nesta minha querida e tão sofrida cidade... Passo pela sala e, através dos vidros da porta do terraço, vejo um beija-flor sugando o néctar do bebedouro colocado por sobre os vasos das roseiras e não posso deixar de pensar que, como os homens, os animaizinhos também procuram sempre o melhor caminho, o jeitinho mais fácil de atingirem seus objetivos, de satisfazerem suas necessidades... Porque estou dizendo  isso? Ora, como seu próprio nome indica, os beija-flores alimentam-se do néctar que, com seus longos bicos, extraem das flores, não é? É! Ou pelo menos deveria ser. Mas aqui no meu terraço, com tantas flores lindinhas e coloridas, as coisas são diferentes; eles nem as olham e vão direto para os bebedouros, atraídos pelo rosado e (imagino) delicioso néctar. Tão mais fácil!...
E, enquanto olho deliciada para aquela criaturinha aparentemente tão frágil, me dou conta de que aqueles dois pássaros grandes que, nem sei como, também atravessavam a rede de segurança do terraço para chegar aos bebedouros e sugar um pouco (aliás, um poucão) do néctar dos minúsculos beija-flores, já não aparecem há um bom tempo. Então, os pequeninos acabaram por expulsá-los de seu território? 
Eles tinham bem umas três vezes o tamanho do beija-flor, mas se, quando estivessem lá, chegasse um beija_flor, este os afugentaria rapidinho, voando sobre eles, ameaçando-os com aquele seu biquinho longo e fino que deveria perfurar seus desafetos, ainda que maiores e sempre em dupla. Moral da história? Tamanho não é documento (rs...) Na natureza, como acontece entre os homens, vence quem tem a melhor arma, seja ela física, como o bico de um inocente beija-flor, ou não...

6 comentários:

✿ chica disse...

Lindas tuas reflexões e tão bom perceber na natureza tudo isso! beijos,chica

Dulce disse...

Chica,

Bom dia. Há momentos em que acontece...
Beijos e obrigada.

Pitanga Doce disse...

É Dulce. Quem faz mais barulho é que vence, não é? Temos que aprender com o beija-flor.

Beijos pitangueiros. Aqui, calor muito suspeito.

Beth/Lilás disse...

Sim, querida Dulce, um lindo dia azul o de hoje e suas reflexões também muito lindas e importantes para quem observa a força que tem na natureza.
Tenha uma ótima semaninha!
beijinhos cariocas


Lola Barea disse...

Hola Dulce, buenas tardes, voy de paso y veo tu blog muy lindo y tus letras muy interesante, con tu permiso me quedo aquí y te sigo, un cálido saludo.
Lola Barea.

Graça Pereira disse...

Saudades de ler a tua prosa que tu escreves com tanta poesia...Estive ausente para terminar o meu livro que já está em fase revisão...é mais um filho querido com que sonhei tanto. Estou desejosa de o ver cá fora.
Como tens passado?~Um beijo carinhoso e uma semana feliz.