floquinhos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O prazer de colher o que se planta...

Lindos tomates, quase prontos para colher...

Sempre achei que quem tem um pedacinho de terra disponível em seu quintal ou jardim, ou mesmo espaço para vasos em seus apartamentos, deveria aproveita-los para cultivar uns temperos, uns legumes, plantar uma arvore frutífera, porque a terra é generosa e colher os frutos, depois de um tempo de cuidados e espera, é uma delícia!... Lá em casa tenho vasos com temperos no terraço e é bom demais, quando se precisa de uma salsinha, cebolinha, ou manjericão para um prato que se está preparando na cozinha,  ir colhê-los no pé, ali ao lado, fresquinhos, perfumados...

O perfume do manjericão espalha-se pelo ar

Aqui na casa de minha filha, além do jardim que ela mantém em volta da casa toda e das árvores em crescimento (duas macieiras, uma cerejeira, um pé de nectarina) e dos pés de "berrys", ela cultiva num canto lateral, um canteiro onde, junto com o Philip, que gosta de mexer com terra, plantou mudas de tomate, pepino, pimentão, hortelã e manjericão. E para alegria nossa, estamos colhendo os primeiro tomates, que ontem foram servidos em forma de salada no almoço. 

Direto do pé para a mesa...

Para quem nunca se preocupou com isso, achando que uma visita ao supermercado resolve suas necessidades, só posso dizer que vocês nem sabem o que estão perdendo... rs...

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde,minha Amiga querida.
Tem razão.A minha D.Júlia arranjou uns vasos,maneirinhos,para pôr os cheiros,como nós dizemos aqui.
E até dão graça à cozinha.
Beijo.
isa.

Paloma disse...

DULCE, penso como você. Cada pedacinho de terra que vejo a volta de uma casa, logo fico imaginando uma pequena horta. E, nesta terra abençoada em que ¨tudo se plantando, dᨠé um desperdício não tentar o plantio.

Beijos

Clarice disse...

Ah, vizinha distante, eu sou campeã de aproveitar espaços pra ter um verdinho. Cheguei a tirar uma piscina que tinha no terraço e virou um lugar de alface, tomate, manjericçao, sálvia, rosmanim, pimentão, cenoura, cebolinha, gengibre,flores, favas, espinafre, uma miscelânea que me distrai e me dá coisa deliciosas para comer e acompanhar o crescimento. Depois que descobri o site da Tabutins me perdi!
Pessoas que plantam são boa gente, já reparou? rs
Um grande abraço e bom final de semana.

Elvira Carvalho disse...

É verdade amiga. Tudo o que é feito por nós tem outro sabor. Eu não tenho onde semear nada agora. Mas já tive e sei a diferença. Até os caracóis que eu adoro. São sempre muito mais saborosos aqueles que eu vou apanhar do que os que compro.
Um abraço e bom fim de semana

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Isa

Bom dia, minha amiga.
Esses vasos de tempero são mesmo um encanto numa cozinha. E práticos! Na cozinha l®a de casa falta-me espaço para te-los, por isso tenho-os no terraço.
Beijos e bom final de semana para você.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Paloma

Lembro-me de quando era menina e nosso quintal era uma espécie de terraço sobre parte da casa e minha mãe tinha um verdadeiro jardim de temperos plantados em caixotes de madeira, Temperos e ervas medicinais que ela usava para chás e xaropes, para cada necessidade. Médico, naquela época, era só quando o caso era muito grave. Quando as ervas falhassem, recorria-se ao farmacêutico, que sempre era quase um médico. Só então, se não houvesse melhora, iam a procura do médico... Outros tempos. rs...
Beijos e um bom final de semana

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Clarice

EE verdade, pessoas que vivem em contato com a terra, que plantam, são mesmo mais afáveis. Parece que co contato direto com a natureza as tornam mais sensíveis.
Essa foi uma idéia muito boa, transformar o espaço da piscina em um recanto para se plantar, e o colher dever ser bem mais prazeroso... Vou procurar por esse site, que não conheço, ainda.obrigado pela dica.
Beijos e um bom final de semana

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Elvira Carvalho

Pois é, amiga, tudo o que plantamos tem um sabor melhor. Imagino que os caracóis, criados em seu habitat natural, devam mesmo ser melhores, e que coisa boa poder colhe-los, não?
Beijos e um bom final de semana

Beth/Lilás disse...

Poxa, eu comentei aqui há alguns dias, mas não entrou!
Eu disse mais ou menos isso; que eu também tinha uma hortinha legal quando morava aqui na serra, mas quando fui para o apartmento de Niterói, levei 3 jardineiras, plantei mudas de temperos e vivia curtindo alguns nas pizzas e massas que fazia, mas quando chegou o verão infernal do Rio acabou com minha hortinha, turriscou tudo e nunca mais fiz outra.
Adoro isso!@
bjs cariocas